Space Lady aterra em Lisboa

Perto dos 70 anos e em digressão pela Europa, a norte-americana Susan Dietrich – a Senhora do Espaço – realiza apresentação única no Zé dos Bois (ZDB). Dia 04/11.

Space LadyCom um chapéu gaulês à Asterix, um modesto teclado casio MT40 e uma sonoridade cósmica – uma peculiar mistura entre vocais suaves, ecos, distorções e outros efeitos -, a norte-americana Susan Dietrich parecia ter saído de outra galáxia quando decidiu apresentar seus experimentos musicais nas ruas dos distritos de Castro e Haight, em San Francisco. Na ocasião, entre as décadas de 70 e 80, não demorou muito para a então Suzy Sounds virar uma atração local e passar a ser conhecida por uma nova alcunha: “Lady Space”, a mesma que, em digressão pela Europa quase 40 anos depois, aterra no Zé dos Bois (ZDB) no próximo dia 04 de novembro para uma apresentação única, literalmente.

space_lady2Embora conseguisse tirar o sustento dos três filhos e de seu primeiro marido – o músico e compositor Joel Dunsani, com quem viveu por 20 anos numa caverna no topo do Monte Shasta -, as apresentações de Lady Space nas ruas de San Francisco e de Boston nunca chegaram a legitimar uma carreira profissional. A expressividade de seu trabalho só veio a ser reconhecida anos mais tarde, em 2000, quando a artista foi incluída na compilação Songs in the Key of Z, dedicada ao “curioso universo da música outsider”. No entanto, em vez de servir como impulso, tal nomeação veio apenas selar uma despedida em grande estilo, já que, nesta época, a artista encontrava-se desmotivada com o fim de sua relação e acabou por deixar a música – uma despedida que, por sinal, não seria definitiva.

Sem o chapéu galáctico e o tecladinho do infinito, Susan partiu para o Colorado, passou a dedicar-se à enfermagem e, em 2009, casou-se novamente. Mas, para nossa sorte, o disfarce de enfermeira não durou muito tempo e, com o incentivo de seu atual marido Eric, Lady Space decidiu aterrar novamente para continuar a transmitir sua mensagem de amor (à música). Desta forma, após retomar o figurino e lançar no ano passado o “Lady´s Space Greatest Hits: Live in San Francisco”, um disco de 16 faixas elaborado com base numa cassete gravada em 1990, a cantora, perto dos 70 anos, chega a Portugal como parte de um verdadeiro sonho: a digressão entre Europa e Reino Unido. Canções autorais e libertárias, versões desconcertantes e uma sonoridade repleta de efeitos, ecos e distorções, esperem para ver a Senhora do Espaço – atração perfeita para a sinestesia proposta por Margarida Magalhães dentro do projeto Raw Forest. Apertem os cintos e boa viagem!

ZDB – Rua da Barroca, 59. Tel. 213 430 205
Entrada: 8€
Mais informações:
http://www.zedosbois.org/events/the-space-lady/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s