vídeo Dreampire monta exposição no LX

Em versão mostra coletiva, o projeto encabeçado pela cineasta húngara Linda Koncz reúne obras de mais de 20 artistas no LX Factory. Dias 6, 7 e 9/11.
dreamempire
Cartaz da exposição Dreampire

Após cair no mundo a caçar sonhos e recolher mais de 3 mil relatos em primeira pessoa, entre Berlim, Budapeste, Jacarta e Londres, a cineasta húngara Linda Koncz encontrou na capital lisboeta o sítio certo para dar sequência ao seu curioso projeto: o Dreampire, um misto de álbum de memórias do subconsciente com plataforma cultural, rede social e, inclusive, base de dados para pesquisas científicas (ou não). O fato é que, a partir depoimentos captados em terras portuguesas, Linda já articulou diferentes ações artísticas coletivas, seja com projeção, pintura, ilustração, dança, música ou tudo isso junto no mesmo espaço – como uma espécie reinterpretação do subconsciente pelo consciente da arte. Desta vez, entre os dias 6, 7 e 9/11, a caçadora de sonhos volta ao LX Factory para uma grande exposição, “Dreampire Exhibition”, que reúne o trabalho de mais de 20 artistas emergentes e ainda inclui um show de rock psicodélico no dia da abertura (6/11).

Luna Kirsche
Trabalho de Luna Kirsche

“A ideia desta exposição é chamar atenção para o projeto e para os sonhos de modo geral, de como eles podem ser uma das mais poderosas fontes de criação. Os artistas convidados usaram os sonhos como principal inspiração e, por consequência, acabaram por exaltar a importância do Dreampire, a coleção de sonhos online que, por exemplo, pode ser usada ​​como fonte de inspiração por diversos artistas”, declarou Linda, ao detalhar que, para essa influência onírica ficar ainda mais clara ao espectador, os relatos dos sonhos interpretados também são projetados entre as obras. Aos que animaram-se em vivenciar tal experiência, além dos depoimentos e das interpretações artísticas dos mesmos, a exposição da Dreampire também abre oportunidade para os próprios presentes compartilharem seus sonhos, os quais ainda poderão ser ilustrados no local por um artista convidado.

ana braga dreamepire
Obra da artista Ana Braga

Embora esta passagem pelo LX Factory seja um tanto quanto breve, uma pequena amostra do muito contido no projeto, Linda mostra-se animada com as realizações da Dreampire em Lisboa e, em especial, com as muitas possibilidades ainda a serem exploradas, como o uso de novas tecnologias e as performances artísticas em festivais (já realizadas). Uma coisa é certa: não há limite no que diz respeito a sonhos, e ela, de ação em ação, legitima em conjunto seu império. Mas, agora, é marcar presença na exposição e ver de perto os trabalhos de Ágota Végsõ, Ana Braga, Célia Pedrais Rolo, C’marie (Constança Bettencourt), Isa Barreto, João Filipe, João P. Nunes, João Saramago, João Margarido, Joana Teixeira, J. De Montaigne, Kevin Claro, Leonor Costa, Lorenzo Degl’innocenti, Luna Kirsche, Mariana Cáceres, Maria Gaia, Melania Pereira Ribeiro, Nicolae Negura, Pande Mabunda e Tiago Mena Abrantes.

Dreampire Exhibition@LX Factory (2 andar)
Rua Rodrigues Faria, 103. Alcântara.
Horários: Sex. (6), das 16h à 0h; Sáb. e Seg.(7 e 9/11), das 15h às 17h.
Entrada: Livre
Mais informações: www.dreampire.com

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s