Lata 65 realiza ação no Seixal

Após arrecadar verba com venda de artigos, o projeto que ensina arte urbana aos idosos chega ao Seixal para um inédito workshop entre os dias 2 e 4/12. Na lata!
LATA 65
As grafiteiras do Lata 65 em ação no mural (Imagem: Rui Gaiola)

Reconhecido no mundo inteiro por oferecer aulas de arte urbana aos jovens acima dos 65 anos, principalmente como projeto modelo de inclusão e envelhecimento ativo, o Lata 65 chega ao Seixal entre os dias 2 e 4 de Dezembro para realizar um diferenciado e vitorioso workshop na AURPIS – Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. É que, desta vez, o grupo de 10 “alunos” com que o LATA 65 irá trabalhar, composto exclusivamente pelos residentes do lar de idosos, com idades compreendidas entre 67 e 92 anos de idade, beneficiou-se de uma inédita ação de financiamento, enquanto a indispensável pintura do mural, segundo a mentora Lara Seixo Rodrigues, virá para retribuir a todos aqueles que contribuiram através da compra de artigos do projeto, entre t-shirts, crachás e bolsas customizadas com o logo do Lata 65 – que, por sinal, foi elaborado por uma de suas alunas.

Com este modelo próprio de financiamento, dependente apenas daqueles que acreditam na transformação defendida, o projeto pretende dar uma resposta mais eficaz aos pedidos recebidos e, inclusive, chegar a lugares mais remotos e, de certa forma, mais carentes. “Esta foi uma das formas que encontrámos de podermos responder às inúmeras solicitações que nos chegam de todo o país, principalmente de instituições que não possuem forma de suportar o custo do workshop”, afirma a mentora em comunicado destinado à imprensa, o qual também ressalta que a maioria dos “investidores” desta ação veio de fora de Portugal. “O principal interesse e financiamento chega-nos do exterior, principalmente dos Estados Unidos, mas também temos de destacar outros países como França, Suiça, Brasil e Austrália”.

Apesar de a maioria dos investidores ter vindo de fora do país, os portugueses também entraram na corrente e, justamente para retribuir a adesão vinda desta cidade do Distrito de Setúbal, a mentora decidiu realizar esta edição especial no Seixal, a partir da indicação de um dos apoiantes da localidade – a AURPIS, que no conjunto de suas duas instalações atende mais de 400 pessoas e assegura mais de 100 postos de trabalho. Ou seja, trata-se de uma instituição compatível com o trabalho desenvolvido pelo Lata 65, que, desde 2012 até hoje, já formou mais de 130 idosos em território nacional, entre Lisboa, Ponta Delgada (Açores), Torres Vedras, Covilhã, Montemor-o-Velho, Castelo Branco e Porto (na UP Street). No último mês de Setembro, inclusive, o projeto realizou sua primeira incursão no exterior, em São Paulo (no Sesc Santana).  Saiba mais sobre essa passagem em nossa entrevista com Lara Seixo Rodrigues: https://ctrlaltrua.com/2015/11/11/lata65/

 

AURPIS – Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal
Rua Comendador José Tavares da Silva, n.º 10, Qta Dª Maria – Bairro Novo
Para contribuir com o projeto: http://www.woolfest.org/tag/lata-65/
Mais informações: lara@woolfest.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s