Projeto leva arte urbana à escola

Até o fim do ano na Galeria Maria Pia, a coletiva “A.K.A – Who is Who?” integra o projeto homónimo que promove arte urbana no colégio. Dá a letra, 2CarryOn!
akawhoiswho
Poster criado por 2CarryOn

Com o propósito de enriquecer o debate em torno da arte urbana, incluindo o artista por trás da obra, e também de desmitificá-la junto aos seus estudantes – os mais interessados, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos -, a instituição Casa Pia de Lisboa decidiu abrir as portas de uma de suas escolas de ensino artístico para experimentar um novo projeto, o “A.K.A – Who is Who?”, idealizado através de uma parceria entre a Galeria Funarte, de Bruno Teixeira, e a Benficarte, de Marco Almeira (A.K.A “2CarryOn”), que, em entrevista ao Ctrl+Alt+RUA, falou sobre a sua trajetória no graffiti e a mostra coletiva que dá início a esta ação, a qual “revela a identidade” de mais de 10 artistas de diferentes vertentes, inclui o trabalho desenvolvido por alguns alunos e segue aberta ao público até o fim do ano na galeria do colégio (Galeria Maria Pia). Aos interessados, trata-se de uma oportunidade de conhecer o espaço, prestigiar os novos talentos e, de quebra, conferir os trabalhos apresentados por Art Keeps Me Alive, Eugenia Solomkina, Las Cucarachas, Lois, Mamb, Miguel Pedra, Moreira, Nicolae Negura, Oruam Graphiks, Progresso Criativo, Skran, Tamara Alves e 2 Carry On.

MIguel Pedra
Exposição na Galeria Maria Pia (Imagem: Miguel Pedra)

Embora o objetivo desta colaboração seja contribuir para a formação de jovens artistas e introduzir o conceito de arte urbana aos alunos do Colégio Maria Pia, tendo em vista que o projeto possui outras ações previstas para o próximo ano, como a pintura de murais coletivos dentro e fora dos limites da escola, a exposição “A.K.A Who is Who?” destaca-se por exaltar a pessoa por trás do artista, por esmiuçar o caracter misterioso dos artistas que usam a rua para expor seus trabalhos. “Quem são e porque fazem?”, a considerar que a temática proposta aos artistas convidados girava em torno de uma especifica questão: “Qual é sua identidade?”. “Eu já havia colaborado com a Galeria Funarte em alguns trabalhos e eles me convidaram para uma conversa com os educadores do Maria Pia para desenvolver esse projeto. Queriam saber se eu estava disposto a realizar esta ação. Como já desenvolvia um trabalho similar com a associação cultural que abri há dois anos, a Benficarte, decidi aceitar e desenvolver essa temática proposta, assim como a identidade visual e a comunicação”, declarou Marco Almeida, ao ressaltar que os artistas convocados já costumavam a trabalhar com a Benficarte – Tamara Alves e Skran, dois reconhecidos nomes da cena nacional, já faziam parte da coleção da Funarte (www.funartegallery.com).

"Herói é o povo!" - Praça de Espanha 2carryOn
“Herói é o povo!” – Mural de 2CarryOn na Praça de Espanha

Para quem começou a grafitar ainda em 1997, soube conciliar trabalho, “bombing” e estudos e, mesmo vindo de uma família humilde, conseguiu se formar em design gráfico, a própria trajetória de Marco Almeida já seria perfeita para ilustrar o projeto e, principalmente, servir de exemplo aos jovens estudantes, tanto que, após dez anos de graffiti ilegal nas costas e diversas “tags” criadas, o artista decidiu criar uma nova identidade para apresentar seu trabalho e torna-lo mais fácil de ser reconhecído – o 2CarryOn. Segundo o artista, como a ideia era criar algo ligado às raízes do graffiti e fazer uma referência aos seus principais mentores – o americano Cope2 e o alemão Can2 -, o nome tinha que ter um número, enquanto o continuar (do inglês “to carry on”) representava contrariar as ordens médicas e dar sequencia ao que realmente desejava fazer. “Na época em que criei o ‘2 Carry On’, quando também finalizava a faculdade de design gráfico, eu tive uma séria intoxicação pulmonar por causa da tinta e fui orientado a parar de pintar da mesma forma. Ou seja, ao mesmo tempo em que pensava em criar uma nova identidade para apresentar meu trabalho, também queria continuar com o graffiti e evoluir a cada dia. Assim, apenas troquei o ‘to’ pelo número 2 e firmei o 2CarryOn”, revelou o artista que, mesmo com um projeto mais comercial, segue com o bombing e os trabalhos ilegais. “Isso será para sempre”, completou.

2carryon
2CarryOn dentro da série “Free Birds”

Apesar de carregar uma assinatura única, a identidade de um artista costuma se mostrar de maneira mais subjetiva e, 2 Carry On, por exemplo, carrega toda a bagagem absorvida ao longo desses anos de graffiti, seja pela presença das letras, pelas combinações pelas cores fortes ou até mesmo de sua paixão em desenhar pássaros – tema de uma série de trabalho em papel e nas ruas, a “Free Birds”. A outra, intitulada “SuperSpray”, pode ser vista na exposição. No entanto, neste caso, o artista não faz questão de reafirmar nenhum conceito, ao contrário, deseja confundir as pessoas. “Eu não quero que as pessoas vejam de cara o 2CarryOn, mas que descubram o 2CarryOn nos meus trabalhos. Outros já gostam de reafirmar sua assinatura e conceito, mas isso são eles. Eu como artista sempre busco a evolução e novos horizontes, tanto em nível de técnicas, escalas e conceitos, e não passaria a vida inteira a desenhar pássaros só porque funciona bem. E também vejo por uma questão de humildade, a considerar que minha intenção não é ser um ‘Vhils’ e pedir 20 ou 30 mil euros por um trabalho, mas torná-lo acessível”, declarou Marco Almeida, que, seja como 2 Carry On ou dentro da Benficarte – sediada em seu ateliê -, segue em busca de mais incentivo e espaço para fortalecer os artistas e, principalmente, levar mais arte às pessoas. Segundo ele, esta é a missão de sua associação cultural; chegar até o público, seja com exposições, murais coletivos, workshops ou oficinas de iniciação.

A.K.A – Who is Who? – Galeria Maria Pia
Colégio D. Maria Pia de Lisboa – Rua Madre de Deus, n 1.
De seg. a sex., das 13h às 17h. Até 30 de Dezembro.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1714501322115923/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s