MURO 2016: todos em Padre Cruz

Em sua primeira edição, o Festival de Arte Urbana de Lisboa chega ao maior bairro social da Península Ibérica com diversas atrações culturais e artistas de peso. Viva!!!
MURO (Orlando Almeida Global Images)
“Entra com respeito e serás respeitado”, diz o muro na entrada do bairro (crédito: Orlando Almeida/Global Images)

A notícia já havia sido anunciada, e a espera, enfim, acabou. A partir deste sábado (30/04), o bairro de Padre Cruz, tido como o maior conjunto de habitação social da Península Ibérica, abre suas portas para abrigar a primeira edição do festival internacional de arte urbana de Lisboa – o MURO 2016, idealizado através de uma parceria entre a Galeria de Arte Urbana (GAU) e a junta de freguesia de Carnide. Além de convidados de peso, como Borondo (ESP), Low Bros (ALE), Pantone (ESP), Aryz (ESP), Telmo & Miel (HOL) e Mathiel Tremblin (FRA), o festival contará com diversos artistas nacionais e uma vasta programação, que, até o dia 15 de Maio, desdobra-se entre música, cinema, dança, fotografia, workshops, conferências e atividades para toda a família. Neste sábado, por exemplo, o concerto principal fica por conta de Sam The Kid e Dj Big. A entrada é livre, e a presença mais que obrigatória. Nos vemos por lá… todos em Padre Cruz!

MURO-Festival-de-Arte-Urbana-LX-2016
Arte do Muro sob o trabalho de Diogo Machado (a.k.a AddFuel)

No início do ano, em entrevista ao Ctrl+Alt+RUA, a coordenadora da GAU, Sílvia Câmara, já havia adiantado a realização de um grande evento para o semestre – o primeiro com a chancela da Galeria de Arte Urbana. Na ocasião, no entanto, Sílvia preferiu não estragar a surpresa, mas acabou por adiantar que seria uma ação inédita e de grande porte, envolvendo diversas atividades culturais. “Até por estarmos num departamento dentro da Câmara (de Patrimonio Cultural), nossa prioridade nunca foi desenvolver e criar projetos em si, mas sim prestar apoio e suporte aos eventos que já existiam e que, de alguma forma, promovia a arte urbana em espaços públicos da cidade. Ao longo destes anos, apoiamos diversos projetos, seja com autorizações de espaço, infraestrutura ou divulgação, e também desenvolvemos algumas iniciativas, como a pintura dos vidrões e a revista, que, inclusive, conta com uma noite de lançamento. Mas nunca havíamos desenvolvido um grande evento da GAU. Este festival será o primeiro e, apesar de representar um grande desafio, virá no tempo certo. Comprometemos toda nossa atenção e orçamento neste projeto”, declarou Sílvia, ciente do “determinante” papel da GAU para fazer de Lisboa uma das principais capitais europeias da arte urbana.

Neste caso, além de reafirmar esta posição – de Lisboa da arte urbana -, o MURO 2016 chega para derrubar muros e, através da cultura, modificar a realidade de um suposto bairro problemático, vide o exemplo do que já vem acontecendo nas Quintas da Fonte e do Mocho, em Loures (ou Sacavém), e em outros concelhos mundo à fora. Aliás, independente do apelo político em questão, este mostra-se o viés mais genuíno da chamada arte urbana, a considerar que, mais do que reafirmar artistas, curadores e gestores, o importante é ver de perto o envolvimento de toda a comunidade e o incontestável poder transformador da arte – o sorriso no rosto das crianças (de todas as idades). Antes de seguir em direção à Zona Norte, confira a programação completa, já que a mesma não se resumirá ao bairro de Padre Cruz. Tem mural na Calçada da Glória, na Escararia MNAA (Av. 24 de Julho), na Rua Adriano Correia de Oliveira (com Murta, UIVO, Miguel Brum e Smile), no Aeroporto de Lisboa e uma obra de Alexandre Farto a.k.a Vhils no Edificio do Jornal Publico (a partir de 03/05).

Programa completo (download): https://goo.gl/55Gw6s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s