Kevin Ledo realiza mural no Líbano

Em ação da organização artivista aptART na cidade de Beirute, artista traça diálogo e “encara futuro” com pintura em colaboração com jovens locais. Arte e esperança!
“Fancing The Future”, de Kevin Ledo (Crédito: Samantha Robison)

Em colaboração com a organização artivista Awareness & Prevention Through Art (aptART), que usa a arte para traçar diálogos com jovens marginalizados ou em situação de vulnerabilidade, o artista canadense Kevin Ledo desembarcou na capital libanesa com a missão de realizar workshops e a pintura de um grande mural em colaboração com as crianças locais, muitas delas refugiadas da guerra da Síria – um confronto que, por sinal, começou com uma série de graffitis contra o regime do presidente Bashar Al Assad.

Segundo a organização e o artista, cujo trabalho é reconhecido por uma marcante combinação entre o retrato e as formas abstratas, “torna-se impossível andar pelas ruas de Beirute sem notar os traços da guerra. Buracos de balas e monteiros ferem as paredes dos moradores locais e aparecem como uma lembrança física de décadas de batalha entre diferentes grupos com sede de poder, seja étnico, politico ou religioso”. O muro escolhido para o mural de Ledo, por exemplo, tinha sua fachada inteiramente cravejada por balas.

Na sequência de uma atividade artística em conjunto, na qual as crianças tinham que refletir sobre suas próprias expectativas para o futuro, Kevin Ledo apresentou o retrato de uma jovem com expressão fechada e sem sorriso, mas de olhos brilhantes e cheios de vida. Era como se ela, da mesma forma que o artista, estivesse a lançar um olhar desafiador sobre o incerto futuro daquela gente, como veio a ressaltar o próprio título do trabalho em questão: “Facing The Future” (Encarando o Futuro, em livre tradução).

Por fim, mesmo com as marcas das balas e os fantasmas de uma guerra civil ainda em evidência, Kevin Ledo conseguiu dar vida não somente a mais um imponente mural, mas a um verdadeiro símbolo da esperança que se renova, a considerar que a chamativa pintura, situada na entrada de um aglomerado residencial, também carrega as mensagens e os sonhos de dezenas de crianças estampados na camisa branca da jovem retratada.

A organização artivista aptART, ao exemplo da ação na capital do Líbano, destaca-se tanto pelas temáticas abordadas em suas campanhas humanitárias como pela realização de grandiosos murais em diferentes lugares do mundo, como Síria, Iraque, Palestina, Jordânia, Turquia, Republica Democrática do Congo e Moçambique, além de outros países da Europa.

Mais informações sobre a aptART e o artista Kevin Ledo 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s