ESTAU pinta Estarreja no mapa

Após uma estreia em grande, o festival de arte urbana de Estarreja regressa ainda maior com oficinas, exposições, feira e, é claro, imponentes murais. Estau de volta!

Sabem Estarreja? Apesar da pergunta parecer estranha, poucos arriscariam a dizer algo sobre este “jovem” município português do distrito de Aveiro. De fato, com pouco mais de uma década de sua fundação e um pouco mais 25 mil habitantes – predominantemente adultos e idosos -, o concelho estava a mesmo carecer de algo mais atrativo do que a tradicional Descida do Rio Antuã para atrair os jovens e obter uma maior visibilidade de modo geral. No entanto, nem mesmo o médico, político e escritor António Egas Moniz (1874-1955), um dos mais ilustres habitantes da região e quem defendia a criação de um museu em cada aldeia, poderia esperar que a pacata vila fosse abrigar um grandioso festival de arte urbana, o ESTAU, que realiza sua segunda edição entre os dias 9 e 17 de setembro com atrações o bastante para justificar tal rótulo e elevar “a comunhão espiritual do belo”, como diria o velho Egas. Aheneah, AkaCorleone, Ana María (Porto Rico), Halfstudio, Manolo Mesa (Espanha), Mohamed l’Ghacham (Marrocos), Robert Panda, The Empty Belly e Vhils são os nomes que formam o grupo de artistas convocados, mas terá mais… muito mais.

Se a estreia do festival surpreendeu pelo alto nível das atrações escaladas, a recordar a participação de Fintan Magee, Bosoletti, Bicicleta Sem Freio, NeSpoon, Isaac Cordal, Kruella D’Enfer, Samina, AddFuel e Hazul, a programação anunciada para esta segunda edição acabou por comprovar que o festival não só manterá a fasquia elevada como também virá ainda maior. Isso porque, além dos artistas citados inicialmente, o regresso do Estau contará com um verdadeiro “desfile” de atividades, com destaque para: a exposição coletiva “Maria dos Tamancos”, que desafia dez artistas numa homenagem à figura de D. Maria da Nazaré – a verdadeira Maria dos Tamancos -; a exposição “Arte Urbana”, que se concentra na fotografia de Rui Palha, e a inédita “Mostruário”, uma espécie de feira de arte que será realizada no último fim-de-semana , entre 15 e 17 de setembro, em toda a área da Biblioteca Municipal de Estarreja. Juntamente com a chamada “Open Call”, uma convocatória vencida pelo duo Halfstudio, essa era uma das principais novidades para esta segunda edição.

No total, ao longo dos nove dias de programação do evento, serão precisamente 38 o número de atividades previstas, a passar por diferentes formatos, áreas artísticas e níveis de participação e a alcançar um público mais alargado e heterogéneo possível – uma das propostas defendidas pela própria Câmara Municipal de Estarreja e por Lara Seixo Rodrigues, da Mistaker Maker, que co-organiza e assina a curadoria do festival. Ou seja, além dos grandes murais previstos, ainda haverá muito espaço para conversas com os artistas, encontros (UrbanSketchers), espetáculos (Raízes), música (Esta’gente), exibição de filmes (“BCN Rise&Fall – Street Art” e “Onde As Oliveiras Crescem os Homens Não Morrem”), workshops de arte urbana (Fora das Margens com Tamara Alves) e de bordado (A Avó Veio Trabalhar) e residências artísticas de fotografia (Sara Pinheiro), de vídeo (Ana Pires) e memória (Camilla Watson). Trata-se de um festival para por Estarreja no mapa, atrair visitantes e, principalmente, levar arte às pessoas… Estau em grande!

Aos mais interessados, vale conferir o filme “Alvanéu”, que apresenta um incrível e poético registro da primeira edição do festival. Aliás, o curta-metragem do idealizador André C. Santos chegou a integrar a VII edição do NY Portuguese Short Film Festival, organizado pelo Arte Institute de Nova Iorque.

Mais informações sobre o Estau no Facebook

Abaixo, confira a programação completa do ESTAU:

MURAIS
– AkaCorleone, Ana Maria (Porto Rico), Halfstudio, Manolo Mesa (Espanha), Mohamed l’Ghacham (Marrocos), The Empty Belly e Vhils

INSTALAÇÕES
– Aheneah (Ana Martins) e Robert Panda

EXPOSIÇÕES
– ARTE URBANA _ fotografia de RUI PALHA (PORTUGAL)
Casa da Cultura de Estarreja
inauguração _ 9 setembro | 16h00 às 18h00
exposição _ 9 setembro > 19 novembro
horário _ 2º feira a 6º feira | 9h00 >12h30 + 14h00 > 17h00
sábado | 10h00 > 12h30 + 14h30 > 17h00
domingo | 14h30 > 17h00

– MARIAS DOS TAMANCOS
A exposição coletiva aparece como o resultado do desafio lançado a um grupo de 10 artistas, entre ilustradores, writers, modeladores e afins. Com Bárbara R., Burry Buermans (Bélgica), Catarina Glam, Joakin Pereyra, Lord Mantraste, Mariana a miserável, Mosaik, Paul Neberra, TheCaver e Walking Fearless.
Rua Dr. Souto Alves 6
inauguração _ 9 setembro | 18h00 às 20h00
exposição _ 9 a 17 setembro
horário _ 10 setembro – domingo | encerrado
segunda a domingo | 11h00 >13h00 + 15h00 > 20h00

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
– A Avo Veio Trabalhar (Bordado)
– Ana Pires (Vídeo)
– Camilla Watson (Memória)
– Sara Pinheiro (Fotografia)

 PARALELA (Conversas)
– Conjunto de atividades que complementam e potencializam o elo de ligação entre o público, as obras e os artistas participantes.

Com: Akacorleone, Ana María (Porto Rico) e Halfstudio
Casa do Tear
Travessa do Monte de Cima 8, Pardilhó
10 setembro | 21h30

Com: Mohamed l’Ghacham (Marrocos), The Empty Belly, Manolo Mesa (Espanha) e Aheneah (Ana Martins)
Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira
Rua Prof. Egas Moniz 300, Estarreja
11 setembro | 21h30

WORKSHOPS
– PERCUSSÃO CRIATIVA _ ESTA’gente – orientado por BRUNO ESTIMA e ARTUR CARVALHO (PORTUGAL). “ESTA’gente” é uma criação artística que pretende o envolvimento da comunidade num processo criativo conjunto, em que todos têm o seu lugar e que resultará numa visita encenada que nos conduz ao nosso “Museu a Céu Aberto”.
Cine-Teatro de Estarreja
31 julho | 21h00
4 + 11 + 13 + 15 setembro | 21h00
16 setembro _ ensaio geral + espéctaculo

– ARTE URBANA _ Fora das Margens. Com Tamara Alves
Quartel General ESTAU (exterior) + Biblioteca Municipal de Estarreja
14 setembro, 14h30 > 17h30
16 setembro, 10h00 > 13h00 + 15h00 > 18h30

VISITAS GUIADAS com a curadora Lara Seixo Rodrigues
15 setembro _ 6º feira | 17h00
16 setembro _ sábado | 17h00, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa
17 setembro _ domingo | 17h00, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa
ponto de partida _ Quartel General ESTAU, Parque Municipal de Antuã

FILMES
– “BCN RISE & FALL” (legendado em inglês)
Aleix Gordo Hostau e Gustavo López Lacalle
Documentário | 60’ | Espanha | 2015

A história da ascensão e queda da street art — e não só — em Barcelona. Com os artistas: Pez, Dr. Case, Lolo, Sixe, Jorge Rodríguez-Gerada, Dixon, Devon Ostrom, Mariscal, Jorge Luis Marzo and e muitos mais… Com trabalhos de: Aryz, BTOY, Kenor, Mark Bode, Obey, Os Gemeos, Banksy, Kid Acné, Above, London Police, Space Invader entre outros.
Cine-Teatro de Estarreja
12 setembro | 21h30

– “ONDE AS OLIVEIRAS CRESCEM OS HOMENS NÃO MORREM”
Tiago Moura e Pedro Pires
Documentário | 65’ | Portugal | 2017

Este filme testemunha uma história de crença de que a arte pode desempenhar um papel activo na sociedade. Foi essa história que os reslizadores encontraram em 4 aldeias do interior de Portugal, onde existe um projeto de desenvolvimento das aldeias através de práticas artísticas: o “Há Festa no Campo/Aldeias Artísticas”. É este o registo deste projeto, uma experiência comunitária, capaz de ser replicada em noutros territórios. O título “Onde As Oliveiras Crescem Os Homens Não Morrem” foi retirado do mural realizado pelo artista DirtyCop na aldeia de Juncal do Campo.
Cine-Teatro de Estarreja
14 setembro | 21h30

PERFORMANCES / DANÇA
– “RAÍZES” é um espectáculo que promove o cruzamento de diferentes territórios de expressão tradicional e contemporânea, na relação com a comunidade e na (re)descoberta das memórias do património da cidade de Estarreja. Trata-se de uma encomenda deste Município à Companhia de Dança Contemporânea de Évora, que, na pessoa da sua mentora e coreógrafa Nélia Pinheiro, dá relevo às danças folclóricas e ao seu diálogo com outras expressões, contando com a participação do Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”.
Praça Francisco Barbosa (frente à CME)
9 setembro | 21h30

PERFORMANCE MÚSICA
– “ESTA’gente” é uma criação de Bruno Estima e Artur Carvalho, encomendada pelo Município de Estarreja para a 2ª edição do ESTAU | Estarreja Arte Urbana. O envolvimento da comunidade, num processo criativo conjunto em que todos têm o seu lugar, resultará numa visita encenada até ao “Museu a Céu Aberto”. Protagonizada pela bicicleta e pela orquestra comunitária Toc’Acordar.
pelas ruas da cidade (início do percurso no CTE)
16 setembro | 21h30

MÚSICA
– SOUND SCREEN
pelas ruas de Estarreja
16 setembro | 15H00 > 19H00

– BIG BAND ESTARREJAZZ
Além de uma extensão do festival com o mesmo nome, a banda formada em 2012 é um exemplo ao potenciar um dos recursos característicos da região onde se insere. Sob a direção artística e pedagógica de Pedro Moreira, a jovem orquestra de jovens músicos estarrejenses brilham num palco de cenário muito especial, coroando o último dia da 2.ª Edição do ESTAU.
Cine-Teatro Estarreja (parque de estacionamento)
17 setembro | 18h30

URBAN SKETCHERS
– 29º encontro URBAN SKETCHERS PORTUGAL NORTE
Os Urban Sketchers são um colectivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam e se encontram para desenhar de vez em quando. Mostram o mundo, um desenho de cada vez.
pelas ruas de Estarreja
16 setembro | todo o dia

PASSEIOS
– BARCO MOLICEIRO
Seria impossível ao ESTAU ignorar a relação umbilical de Estarreja com a Ria de Aveiro e com todos os canais de água que abraçam este concelho. Durante a ObservaRia 2017 – Estarreja Birwatching Fair, o ilustrador André da Loba inspirou-se neste património e criou um mural, que nos surpreende no Percurso de Salreu do BioRia, no Baixo Vouga Lagunar. A arte urbana a valorizar o património natural local é o que vamos descobrir neste passeio, a bordo de uma das embarcações mais tradicionais da Ria de Aveiro.
16 setembro | 14h00
Ponto de partida _ Esteiro de Salreu
Valor / pax _ 10 euros

MOSTRUÁRIO
– Trata-se de uma espécie de feira de arte a ser realizada na Biblioteca Municipal de Estarreja com muitas histórias, contos, sonhos e encantos, muitos riscos e rabiscos. Uma espécie de feira temática, com a presença de editoras, artistas, escritores e galerias de arte com trabalho específico na área da ilustração, arte urbana e outras artes. Uma proposta inovadora que surge nesta 2ª Edição do ESTAU com conversas, exposições, pintura mural, performance, música e workshops. Com a presença de A Avó Veio Trabalhar, Antunes Livreiros, Circus Network, Gigões e Anantes e Ó! Galeria
Biblioteca Municipal de Estarreja
15 a 17 setembro
horário _ 6ºfeira | 15h30 > 19h00 + 21h00 > 23h30
sábado | 10h30 > 13h00 + 15h00 > 20h00
domingo | 10h30 > 13h00 + 15h00 > 18h00

Conversas:
GONÇALO CADILHE
“De Portugal dos Pequeninos para o mundo em viagem com Gonçalo Cadilhe”
15 setembro | 21h30

ANDRÉ DA LOBA
16 setembro | 11h30

MARIANA MALHÃO
17 setembro | 11h30

A AVÓ VEIO TRABALHAR por Susana António
A Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que, através da utilização dos lavores tradicionais e do design, aumenta o poder de intervenção dos séniores na nossa sociedade.
17 setembro | 16h00

Workshops
QUANTAS CONTAS CONTAS?
orientado por MARIANA MALHÃO
17 setembro | 15h00 > 17h30

Exposições
A CASA DO SENHOR MALAPARTE, de MARIANA RIO
RABISCOS NO SÍTIO CERTO de DIOGO CARVALHO

Pintura Mural
MARTA MONTEIRO

Música
GOBI BEAR
15 setembro | 22h30

Performance
Atelier SER é um movimento criativo de ação local e social que realiza iniciativas com um valor performativo, reclamando o espaço público e o direito à cidadania. Tem como desejo melhorar a sociedade como um todo e inspirar outras pessoas a encontrar os seus próprios meios de expressão. O artista social põe ao dispor a sua técnica para ajudar a melhorar e promover comunidades, criando um imaginário de crescimento espontâneo, explorando técnicas de artes visuais onde a serigrafia tem particular destaque. Esta ação apresenta-se como uma oficina (de serigrafia) itinerante, tendo uma bicicleta enquanto ferramenta de expressão e de encontro.
16 setembro | 15h00 > 19H00
17 setembro | 10h00 > 13H00

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s